Orações Católicas

18

Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus Nosso Senhor, dos nosso inimigos. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

 

Pai Nosso

Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a Nós o Vosso Reino; seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

 

Ave Maria

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém.

 

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, é agora e sempre será, pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.

V. Senhor, enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da Terra.

Oremos, Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que por este mesmo Espírito saibamos o que é recto e gozemos sempre da Sua consolação. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

Consagração ao Santíssimo Coração de Jesus

Meu amável Jesus, em reconhecimento de todos os benefícios que me tendes feito, e em reparação de minhas infidelidades, eu Vos ofereço o meu coração, consagro-me inteiramente a Vós e proponho com a Vossa graça nunca mais pecar. Tudo por Vós, Coração Santíssimo de Jesus. Minha Mãe Santíssima, fechai-me para sempre no Coração do Vosso Divino Filho, e não permitais que eu caia em pecado em toda a minha vida. Amém.

 

Consagração a Nossa Senhora

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém.

Ó minha Senhora! Ó minha Mãe! Eu me ofereço todo a Vós e em prova de minha devoção para convosco Vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó minha boa e incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.

 

Oração de São Bernardo a Nossa Senhora

Lembrai-vos, ó simplíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência, e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém.

 

Angelus (Anjo do Senhor)

(às seis da manhã, ao meio-dia e às seis da tarde)

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.

Rezar: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém.

V. Eis aqui a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa palavra.

Rezar: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém.

V. E o Verbo se fez carne.
R. E habitou entre nós.

Rezar: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

V. Oremos: Infundi, Senhor, Vos pedimos, a Vossa graça em nossas almas, a fim de que nós, que conhecemos pela Anunciação do Anjo a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, sejamos pela Sua Paixão e Cruz, levados à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.

V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
R. Assim como era no princípio, é agora e sempre será, pelos séculos dos séculos. Amém. (repetir três vezes)

 

Regina Cœli (Rainha do Céu)

(No tempo pascal, substitui-se o Angelus por esta oração)

V. Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia!
R. Porque aquele que merecestes trazer no seio, aleluia!

V. Ressuscitou como disse, aleluia!
R. Rogai por nós a Deus, aleluia!

V. Exultai e alegrai-vos, Virgem Maria, aleluia!
R. Pois o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

V. Oremos: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo Senhor nosso.
R. Amém.

V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
R. Assim como era no princípio, é agora e sempre será, pelos séculos dos séculos. Amém. (repetir três vezes)

 

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois este desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Ao Arcanjo São Miguel (oração abreviada)

Artigo: A Oração do Papa Leão XIII a São Miguel

São Miguel Arcanjo defendei-nos neste combate; sede nosso auxílio contra as malícias e incidias do demônio; que Deus lhe impere, humilde e instantemente o suplicamos, e vós, ó Príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai no Inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam por este mundo pela perdição das almas.

V. Sacratíssimo Coração de Jesus,
R. Tende piedade de nós.
(repetir três vezes)

 

A São José

Ó glorioso São José, pai e protetor das virgens, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, a mesma Inocência, e Maria, a Virgem das Virgens, eu vos peço e rogo por Jesus e Maria, esse duplo depósito que vos foi tão querido, façais que eu conserve o meu coração isento de toda a impureza, e que, puro e casto, sirva constantemente Jesus e Maria numa perfeita castidade. Amém.

V. São José, pai adotivo de Jesus e esposo da Bem-aventurada Virgem Maria,
R. Rogai por nós.

V. São José, amigo do Sagrado Coração de Jesus,
R. Rogai por nós.

Lembrai-vos ó puríssimo esposo da Virgem Maria e meu doce protetor São José, que nunca se ouviu dizer que alguém tivesse invocado a vossa proteção, implorado o vosso socorro, e não fosse por vós consolado. Com esta confiança, venho à vossa presença, e a vós com fervor me recomendo. Não desprezeis as minhas súplicas, ó pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de acolhê-las piedosamente. Amém.

 

Ao Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor,
Meu zeloso guardador,
Pois que a ti me confiou a piedade divina,
Sempre me rege, guarda, governa e ilumina.

 

Ao Santo do nome

Ó glorioso Santo do meu nome, alcançai-me de Deus a graça de trazer sempre a minha consciência pura, como preparação necessária para a minha última hora. Amém.

 

Confiteor (Eu Confesso)

Eu pecador me confesso a Deus todo-poderoso, à Bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao Bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao Bem-aventurado São João Baptista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos e a vós, Padre, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa e minha tão grande culpa. Portanto peço e rogo, à Bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao Bem-aventurado São João Baptista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos e a vós, Padre, que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor. Amém.

 

Acto de Fé

Creio, meu Deus e Senhor, tudo quanto crê e ensina a Santa Madre Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Vós, que sois a suma verdade, assim o dissestes, e ensinastes. E assim creio que sois Deus Uno na essência e Trino nas Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo; que premiais os bons na glória eterna no Céu, e castigais os maus com penas eternas no Inferno; que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho de Deus Padre, se fez homem e encarnou por obra do Espírito Santo nas puríssimas entranhas da sempre Virgem Maria Senhora Nossa; que padeceu e morreu para nos salvar; e que está na hóstia consagrada tão real e perfeitamente como está no Céu. Tudo isto, creio, porque Vós o revelastes. E nesta fé espero viver e morrer, se me auxiliardes com a Vossa divina graça.

 

Acto de Esperança

Espero, meu Deus e Senhor, porque sois fidelíssimo nas Vossas promessas, que me haveis de perdoar pelos merecimentos infinitos de Jesus Cristo Nosso Senhor, dando-me as graças necessárias para o conseguir, e obedecendo eu da minha parte a todos os preceitos da Vossa santa Lei.

 

Acto de Caridade

Amo-vos, meu Deus, de todo o meu coração, de toda a minha alma, sobre todas as coisas, por serdes Vós quem sois, infinitamente bom e digno de todo o amor. E amo também todo o meu próximo como a mim mesmo, e unicamente por amor de Vós quero cumprir todos os preceitos da Vossa santa Lei.

 

Acto de Contrição

Meu Deus, porque sois infinitamente Bom e Vos amo de todo o meu coração, bendito seja, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.

 

Comunhão Espiritual

Meu Deus creio firmemente em vossa presença na Eucaristia. Gostaria de receber-vos agora realmente, mas como não posso, vinde, ao menos espiritualmente ao meu coração. Inflamai-me de Vosso ardor e fazei com que eu lute seriamente pela expansão de Vosso reino. Amém.

 

Ao despertar

Graças a Deus. Glória ao Pai, etc. Meu Deus, agradeço-vos humildemente todos os benefícios que me tendes feito. Por um efeito da Vossa bondade, vejo ainda este dia; quero empregá-lo unicamente em servir-vos. Consagro-vos todos os meus pensamentos, palavras, obras e aflições: abençoai-as, Senhor, para que nada haja em mim que não seja animado do Vosso amor, e que seja tudo para a Vossa maior honra e glória. Amém.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas